Junho - 2018

Amados irmãos,

"Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor, terra inteira. Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe. Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas."
(Sl 95/96)

Não é sem razão que devemos sempre louvar e bendizer ao Senhor nosso Deus! Já assim nos exortava São Paulo: "Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo." (1Tes 5,16-18). Dar graças ao Senhor é já experimentar uma alegria incontida, um júbilo profundo em nossos corações... Digo isso por causa de nosso Salão Paroquial que será inaugurado no próximo dia 30 de junho, às 17 horas. Mais uma conquista, ainda que tímida, mas extremamente significativa! Não paramos e não vamos parar, pois o Senhor vai à nossa frente! Gosto sempre de rezar: “completai, Senhor, a obra começada; não deixeis inacabada a obra de tuas mãos”! (Cf. Sl 137/138). Quero de público agradecer aos benfeitores do Metro Quadrado que perseverantemente têm nos ajudado a concretizar

nossos sonhos, bem como a alguns benfeitores avulsos que nos socorreram nesta etapa... O Salão será entregue não totalmente acabado, até porque todos os paroquianos precisam saber que a obra só terminará quando todos “vestirem a camisa” e forem colaboradores do Metro Quadrado, quando todos os paroquianos assumirem a construção do Complexo para si... rezo para que Deus toque o coração de todos!

Este mês de junho tradicionalmente em nossa Paróquia é um mês de encerramento das atividades pastorais e apostólicas. Damos um tempo para que todos possam refazer suas forças, estarem mais com suas famílias, descansarem. Em agosto retomaremos com toda energia e entusiasmo nossa caminhada, já que é um mês dedicado às vocações, isto é, ao chamado que de Deus recebemos, primeiro à vida, depois à santidade, cada qual no seu estado de vida, seja religioso, sacerdotal, consagrado, leigo... Tudo é puro Dom de Deus que nos chama a todos para construir seu Reino no meio de nós, ou, como costumo dizer: “Juntos, construiremos a Vida”! Não poso deixar de lembrar, ainda que estejamos distantes, a festa de nossa Padroeira, Santa Suzana, que neste ano ganhará um dia de festa com barracas, diversões e muitas outras atividades.

No tempo oportuno faremos uma divulgação mais ampla.

Pediria a todos vocês, irmãos e irmãs, que rezassem neste mês de julho pelas famílias e de modo especial por todos os casais cristãos que buscam a santidade. Eu e Pe. Antônio estaremos em Fátima, Portugal, para participarmos do Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora. Momento de muita unção e aprofundamento da espiritualidade conjugal, com a participação de casais do mundo inteiro. Serão mais de 5000 casais reunidos aos pés da Virgem de Fátima.

Neste tempo de Copa, que nosso verdadeiro esporte seja a oração e o amor ao próximo! Sabemos e termos certeza que a vitória já é nossa, uma vez que foi conquistada por Jesus Cristo!

Que Deus abençoe a todos! Sejam felizes e não deixem de participar da inauguração do Salão Paroquial no dia 30, às 17 horas, na Rua David Ben Gurion, 777, local das obras de nossa futura matriz.

Um abraço fraterno!
Pe. Manoel C. Viana Neto
Pároco


Abril - 2018

Amados irmãos e irmãs!

Cristo ressuscitou verdadeiramente!
Aleluia!

Estamos no auge de nossa fé, de nossa esperança: a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador! Aleluia!

O Tempo Pascal – que é celebrado durante 50 dias – é um tempo de grande alegria e de grande júbilo para a Igreja e, consequentemente, para todos nós, do contrário, como dizia São Paulo, “se Cristo não ressuscitou, vã é nossa fé...” (cf. 1Cor 15,13). Assim, a ressurreição de Cristo é a salvaguarda de nossa esperança, de nosso modo de viver esta vida, de olharmos o tempo presente como pleno da presença vivificadora do Ressuscitado. É compreendermos que Ele se faz presente de forma eficaz no “aqui e agora” de nossa existência através dos sinais sacramentais – de modo especial a Santíssima Eucaristia – e dos fatos de nossa história.

Quero convidá-los a viver este tempo com os olhos fixos no Senhor, que se encontra lá no alto

(cf. Col 3,1-4), isto é, nas coisas mais sublimes da vida.

E isto não quer significar uma espécie de alienação, de fuga do mundo... longe disso! Quero convidar você, meu querido irmão, minha querida irmã, a colocar o coração em Deus e trazer o céu para aqui na terra, fazer que as coisas cinzentas desta vida tenham um colorido, enfim, dar significado à vida. Eis nossa missão! Dar sentido à vida, iluminar os corações de nossos irmãos que estão nas trevas do pecado, do erro, do engano...

Há alguns dias atrás celebrávamos a Santa Vigília da Páscoa de Nosso Senhor. O Círio Pascal aceso no fogo novo nos recordava a vitória de Jesus Cristo sobre as trevas do pecado e da morte. Nesse contexto, renovávamos nossa consagração batismal, comprometendo-nos a viver como cristãos autênticos, ou seja, homens e mulheres que são capazes de se amarem na dimensão da Cruz de nosso Senhor, dando a vida, se for preciso, e, viver na unidade que gera comunhão, que manifesta a Igreja, a Esposa de Jesus Cristo Ressuscitado...

Teremos na Paróquia um ciclo de catequeses ministradas por mim e uma equipe de catequistas justamente para refletirmos sobre isso... serão sempre às segundas e quintas feiras, na Comunidade Imaculada Conceição, com início no dia 9 de abril; vocês estão mais que convidados! Fiquem atentos aos anúncios!

Enfim, também quero compartilhar com vocês que iniciamos o acabamento de uma parte do estacionamento, bem como da vedação da parte superior, para funcionar futuramente como área de celebração de missas. Isto aliviará principalmente as missas da capela da Comunidade Santa Suzana, que, graças a Deus, vem aumentando a participação de fiéis. Continuemos em oração, como também, sejamos firmes! Colaboremos com a Campanha do Metro Quadrado! Àqueles que colaboram conosco já há algum tempo: meu sincero muito obrigado e que Deus os abençoe sempre mais!

Um feliz Tempo Pascal, cheio de grandes alegrias na Paz do Ressuscitado!

Pe. Manoel C. Viana Neto
Pároco


Fevereiro - 2018

Estimados amigos!

Juntos construímos a Vida!

Estamos iniciando uma nova etapa de nosso site que, espero, possa ser mais dinâmica e cheia de novidades!

É uma grande alegria contar com fiéis leigos que nos ajudam a contar um pouco da história de nossa comunidade paroquial, bem como colocar todos os visitantes do site a par das novidades e atividades desenvolvidas na paróquia... agradeço de coração a todos os irmãos e irmãs responsáveis e colaboradores!

Neste mês, daremos logo mais início a um Tempo Litúrgico muito especial e importante. A Quaresma será aberta na Quarta Feira de Cinzas e nos levará a um caminho profundo de conversão e preparação para a Ressurreição do Senhor na Páscoa. Como teremos como Evangelho de fundo as palavras de São Marcos, o tema principal será o da Aliança, expressa fundamentalmente na 1ª leitura das missas dominicais. Isto é, nosso batismo não pode ser considerado apenas como um sacramento da fé, mas de modo especial também o sacramento do compromisso. Esse tempo nos convidará a meditar sobre o nosso batismo e como ele nos introduz em um novo modo de vida. A Quaresma convida-nos a viver um tempo mais intenso de oração, escuta da Palavra de Deus, penitência e caridade, para assim compreendermos a Aliança que Deus fez por nós, ou seja,

Ele ofereceu-nos seu profundo Amor e nós respondemos com a nossa fé, obediência e lealdade. É uma relação íntima, transformadora e vital que nos faz segui-Lo como nosso Mestre e a servi-Lo nos irmãos... Faz-nos também assumir uma atitude de humilde adoração diante da maior Aliança que o Pai fez conosco: o Sacrifício de seu Filho na sua paixão, morte e ressurreição culminada na Santa Missa.

Também não posso deixar de manifestar minha alegria nas inúmeras atividades que a partir deste mês reiniciarão ou terão seu início marcado. De modo especial a Catequese para a Vida Eucarística para crianças a partir de 8 anos, a Catequese Bom Pastor para crianças a partir de 3 anos e a Catequese para Adultos (aqueles que não tiveram a oportunidade de fazerem a 1ª comunhão, o Crisma ou mesmo serem batizados). Ainda há tempo para inscreverem-se! Neste ano, em virtude do "Ano Nacional do Laicato", a Pastoral Familiar estará se empenhando em animar as famílias e os leigos de modo geral a se aprofundarem nessa temática, especialmente no protagonismo de todo batizado no anúncio da Palavra e no testemunho do Evangelho no mundo da Igreja, da família, do trabalho, do lazer etc. A propósito, quero convidar você, querido irmão, querida irmã a trabalhar conosco nas diversas frentes de trabalho de nossa Paróquia (pastorais, organismos, movimentos, ação social etc.). Venha ser conosco um/a construtor/a do Reino de Deus!

E por falar em construção, não posso terminar minha mensagem sem dizer algo sobre nosso Complexo Paroquial... Por enquanto, estamos em standby! No entanto, nosso fundo de arrecadação dará oportunidade para terminarmos o estacionamento da Igreja até o final do semestre, o que possibilitará ser utilizado de forma provisória para algumas celebrações de missas e outros encontros que exijam espaços maiores... Gostaria de fazer um grande apelo a você: colabore conosco nesse projeto! Venha ser um/a benfeitor/a! Assuma um metro quadrado de nossa construção! Isto possibilitará a nós darmos continuidade às obras! Não permitamos que ela pare por falta de irmãos e irmãs que acreditam no importantíssimo sinal de Deus nesta região, que é nossa Igreja Matriz! O pouco de cada um manifestará o muito necessário para concluir nosso Complexo Paroquial! Entre em contato conosco! Faça uma visita às obras!

Que o Bom Deus abençoe a todos! De modo especial, quero enviar uma bênção especial a tua família!

Com carinho e afeto,
Pe. Manoel C. Viana Neto
Pároco


Fevereiro/Março - 2017

Amados irmãos,

Convertei-vos! E crede no Evangelho!

Entramos num dos períodos mais importantes de nossa caminhada de cristãos: a Santa Quaresma! Ao longo de 40 dias a Igreja nos convida a um caminho de conversão, de luta contra nossos pecados, em vista da grande e mais importante festa de nosso Ano Litúrgico, a Santa Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo...

Eis o tempo de conversão! Assim ouvíamos na Quarta-feira de Cinzas.

Conversão esta que não é apenas uma mudança exterior... muito mais! É uma mudança de atitude interior, de mentalidade, do fundo do coração mesmo! As armas a serem usadas neste tempo é o jejum, a oração e a caridade. Não percamos tempo, não deixemos passar em branco este tempo de preparação, de purificação e de batalha interior.

O prêmio que nos foi prometido é nada menos que a Coroa da Vitória conquistada por Jesus Cristo! Que tal estabelecer algumas metas a partir daquelas três armas? Coragem!

Não podemos deixar de lembrar de um grande Santo celebrado neste mês: São José! Pai adotivo de Jesus, realizou a grande, humilde e nobre missão de cuidar da família mais preciosa de Deus. Modelo de todos os homens e de modo especial dos esposos, são José é o grande santo da família cristã. Provedor e homem justo, intercede por todos os lares cristãos. Celebraremos neste ano no dia 20 de março, em razão do domingo da quaresma.

Com relação às obras do Complexo Paroquial, seguimos com a construção do estacionamento sob a igreja e o centro de pastoral. Acreditamos que para o final de abril poderemos utilizá-lo para abrigar os veículos dos paroquianos que frequentam a missa na Comunidade Santa Suzana...

Com isto, também, terminará o projeto de construção da 1ª etapa: a construção da Caritas... Seguiremos agora para a 2ª etapa que é a construção da igreja matriz e do centro de pastoral – o Catecumênio. Com o caixa zerado, estaremos desenvolvendo ainda mais a campanha dos benfeitores do metro quadrado e da busca de doações para a consecução das obras. Elas não podem parar!!! Gostaríamos muito de contar com a ajuda de todos vocês! Afinal, essa obra é nossa e será nossa marca indelével nesta região!

Que possamos, irmãos, trabalhar juntos para que o Reino de Deus se manifeste através da nossa Matriz. Muito é preciso fazer, mas não esmoreçamos, pois quem vai à nossa frente não é ninguém senão o nosso Deus!

Deus os abençoe!

Pe. Manoel Viana - Pároco


Novembro/Dezembro - 2016

Mais uma vez somos chamados a contemplar o mistério insondável do Amor do Pai através de seu Filho Único gerado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e manifestado a nós através de sua beatíssima encarnação! Amor tão grande não já, pois, o que estava em jogo era nossa salvação... "Não cabe dar lugar à tristeza, quando a alegria se encarna!", dizia São Leão Magno, Papa!

O Natal de nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo, marca a história da humanidade ferida pelo pecado. Condescendência amorosa de Deus Pai que nos chama a participar da sua misericórdia, de sua intimidade, tratando-nos como a filhos, membros da única família divina que é a Igreja. Ou ainda como expressa o Catecismos da Igreja Católica em seu prólogo: "Deus, infinitamente Perfeito e Bem-Aventurado em si mesmo, em um designo de pura bondade, criou livremente o homem para fazê-lo participar de sua vida bem-aventurada. Eis por que, desde sempre e em todo lugar, está perto do homem. Chama-o e ajuda-o a procurá-lo, a conhecê-lo e a amá-lo com todas as suas forças.

Convoca todos os homens, dispersos pelo pecado, para a unidade de sua família, a Igreja".

Deste modo, neste tempo de Natal a Igreja convida-nos a viver uma experiência concreta de graça e renovação da fé, onde a festa não se resuma apenas à troca de presentes e de gestos fraternos passageiros, de espírito natalino muitas vezes centrado no consumo e num paganismo disfarçado, mas, sobretudo na comemoração do Autor do Natal, que é o Deus-Menino!

Façamos da celebração deste grande evento, um momento de, em família, ao redor do presépio, cantarmos com alegria jubilosa e renovarmos nossa confiança nas promessas que nosso Salvador veio trazer-nos...

Recordemos que Ele se encarnou para, na Cruz Gloriosa, pegar pelos nossos pecados e nos amar até o fim... Lembremos que a Porta da Misericórdia foi fechada, mas os nossos corações jamais deverão se fechar à experiência da Misericórdia divina, como também oferecê-la aos nossos irmãos...

eis o verdadeiro esprítio do Natal!

Aproveito para agradecer a todos os irmãos e irmãs a inestimável ajuda ao longo deste ano que termina, dando se testemunho de amor fraterno nas diversas áreas de apostolado, atividades e serviços de nossa Paróquia. Sobretudo, gostaria de agradecer aos benfeitores do Metro Quadrado, voluntários e funcionários que tornaram possível concluirmos a 1ª etapa da construção de nosso Complexo Paroquial. Foi um grande milagre! Uma menção especial à Conferência Episcopal Italiana e ao Povo Italiano.

Desejo a todos os irmãos e irmãs, bem como às suas famílias, um santo e feliz Natal de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Em 2017 estaremos juntos, sob novo formato, isto é, agora no site de nossa Paróquia!

Deus os abençoe!

Pe. Manoel Viana - Pároco