Maio - 2019

Meu nome é Cristina. Eu e meu esposo Rosenildo somos casados há 21 anos. Temos dois filhos, Fernando de 17 anos e Danilo de 12.

Nós dois viemos de família católica não praticante. Fomos batizados, fizemos a 1ª comunhão, mas não tínhamos o hábito de frequentar a igreja. Apesar de acreditarmos em Deus, fazíamos as coisas da igreja católica mais por tradição familiar.

Meu filho mais velho já tinha feito a 1ª comunhão em uma outra comunidade e eu não queria que ele tivesse parado por ali. Por entender a importância de Deus nas nossas vidas queria que ele pudesse dar continuidade a fé dele dentro da igreja.

Num belo dia em 2014, uma querida amiga (Fernanda Damásio) me ligou para contar que ela tinha inscrito o filho dela no crisma da paróquia Santa Suzana e me convidou para inscrever o meu filho também, que era muito amigo do filho dela. Essa era a oportunidade que eu tanto queria. Achei ótimo que o filho dela também estivesse fazendo pois assim um estimularia o outro a participar. Foram dois anos incríveis de muito aprendizado, belas experiências e boas amizades.

No decorrer deste período fomos convidados a participar do XVI ECC (Encontro de Casais com Cristo).



A princípio eu resisti um pouco pois tinha o desejo de fazer este encontro na mesma igreja onde havíamos nos casado, mas depois de uma certa insistência acabamos por concordar em participar. Podemos dizer que o ECC foi um divisor de águas na nossa vida. Antes ECC e pós ECC. Foi uma experiência incrível do começo ao fim. Não posso contar detalhes para não estragar a surpresa dos que ainda farão, mas posso garantir que quem faz gosta muito. Lá fizemos muitas amizades. Conhecemos pessoas que se tornaram como parte da nossa família. Aprendemos muito uns com os outros.

Nosso filho mais velho mais tarde participou do TLC (Treinamento de Liderança Cristã) o que fez aprofundar ainda mais a sua fé e posteriormente esteve no grupo do crisma como catequista. O nosso caçula fez a 1ª comunhão no ano retrasado.

Começamos a nos envolver mais com as coisas da igreja e hoje podemos reconhecer o quanto é bom vivermos em comunidade. Atualmente fazemos parte da equipe que cuida da missa das crianças que acontece todos os domingos as 11hs na Paróquia Santa Suzana celebrada pelo Padre Clemente. Nos sentimos parte de uma grande família. A paróquia Santa Suzana nos acolheu com muito amor e nós nos sentimos muito bem fazendo parte dela.

Ninguém está livre de ter problemas na vida mas sabemos que quando temos Deus em nossas vidas somos mais fortes para superá-los. Além disso temos certeza que a melhor herança que os pais podem deixar para os nossos filhos é a fé. Que Deus possa abençoar a todos nós nesta nossa caminhada.

Se você estiver sendo convidado a participar da nossa paróquia, abra o seu coração e não hesite. Você irá se surpreender. Venha fazer parte da nossa família. Deus com certeza tem maravilhas para fazer em sua vida.




Março - 2019

Eu sou o Luciano e sou casado com a Marina, e temos 2 filhas: a Isabella de 15 anos e a Laís de 10 anos. Tanto eu quanto a Marina, filhos de família tradicional católica praticante. Eu fui coroinha durante minha infância, participando da primeira comunhão, crisma e perseverança na Paróquia São José em Torrinha, e acabei me afastando após ir para faculdade. A Marina também sempre fez parte dos movimentos da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Brotas, dando aula de Perseverança para os jovens.

Luciano, Marina, Isabella e Laís

Nos casamos a 16 anos atrás, no início foi difícil, pois eu morava e trabalhava em São Paulo e a Marina morando e trabalhando em Brotas.

Com o nascimento da Isabella em 2003, a situação se tornou cada vez mais difícil, pois no início só as via no final de semana, aumentando para 15 dias até o momento de sentarmos e decidirmos nos mudarmos para São Paulo. Foram meses difíceis até ela se acostumar com a mudança, mas hoje não quer nem pensar em voltar para mais para interior de São Paulo.

Frequentávamos a Igreja São Patrício, no Rio Pequeno, mas não tínhamos nos encontrado como comunidade. Eu sempre reticente em participar das missas, e dos movimentos, pois havia me afastado da Igreja Católica, muito em função dos problemas que estávamos passando.

Até que um final de semana, voltando do interior de São Paulo, sofremos um pequeno acidente na Rodovia dos Bandeirantes, próximo a Campinas, onde atropelamos a ressolagem de um pneu de um caminhão, que na qual tivemos que parar nosso carro no acostamento. Haviam diversos veículos que também sofreram o mesmo acidente.

Após parar o veículo, saí andando pelo acostamento para obter informações com os outros motoristas. Foi neste momento que Deus nos envios um casal de anjos, o Rodrigo e Taty, onde nos conhecemos. O mais incrível que o Rodrigo e a Marina, tinham e tem amigos em comum.

Até que um certo dia, a Marina estava deprimida, estávamos passamos por uma crise no casamento, e ela pediu a Deus que lhe mandasse um sinal. E foi naquele momento, que a Taty enviou uma mensagem com o convite para participar da Missa no São Paulo. Foi o início da nossa caminhada na Comunidade São Paulo Apóstolos, como sempre, eu não aceitei de início, fiquei emburrados alguns dias, pois domingo era o único dia para descansar.

Mas Deus faz o chamado no momento certo, veio em 2015, o primeiro para fazer o ECC, e novamente eu não aceitei., até que em 2016 disse sim. E foi maravilhoso, conheci uma comunidade acolhedora, fervorosa.

Nossa participação foi aumentando cada vez mais muito em função da Isabella e a Lais serem Coroinhas da comunidade.

Como toda família, ainda temos os mesmos problemas, mas temos hoje, participamos da Comunidade em família, nas Missas, Reuniões, dos Movimentos, sempre com a fé de que Deus está ao nosso lado.




Dezembro - 2018

Eu sou a Lorraine e sou casada com o Léo! Nossa história começou há quase 18 anos quando ainda éramos muito jovens e não tínhamos pretensão alguma de formarmos uma família!! Mas, esta era a vontade de Deus, então em abril de 2008, após 7 anos de namoro, nos casamos! Cinco anos mais tarde, veio nossa primeira benção: nosso filho, Theo!! Uma gravidez tranquila e sem maiores intercorrências. Theo nasceu lindo e cheio de saúde! Chegou para encher a casa de amor e transformar nossa família!

Nesta época morávamos em BH, nossa cidade natal. Tudo ia bem quando o Léo recebeu um convite para trabalhar em São Paulo. Nós, que sempre contamos com o apoio e ajuda dos nossos pais para cuidar do Theo tínhamos pela frente um grande desafio... refazermos nossas vidas longe de tudo e de todos que julgávamos fundamentais na nossa caminhada como casal e família.

Pra cá viemos e chegando aqui, uma realidade: ficar longe da família seria um grande desafio, mas afastarmo-nos de Deus seria nossa perdição! Nós, que somos filhos de pais católicos praticantes aprendemos que Deus é acima de tudo e de todos o verdadeiro sustento da família, o amparo diante das incertezas! São Paulo se apresentava como a cidade das oportunidades e em meio a estas, o risco eminente de nós perdermos e termos nossa relação e proximidade com Deus abalados! Baseado nisso, mesmo sem conhecer muita gente, formamos um grupo de oração em nossa casa. Os poucos amigos, os pais dos amigos do Theo, vizinhos e quem mais quisesse se juntar a nós, convidávamos para um café seguido da reza do terço e leitura da palavra. Contudo, sentíamos que precisávamos de mais!

Começamos então, nossa busca por uma igreja a qual pudéssemos frequentar as missas e participar das ações da comunidade paroquial. Em meio a esta procura o pai do Leo falece repentinamente e nesse momento nos indicam a Capela de Santa Suzana para que pudéssemos celebrar a missa de 7o. dia.

Neste dia percebemos que a Paróquia de Santa Suzana era nossa nova casa! Que ali estava tudo aquilo que havíamos deixado em BH e que nos fazia tanta falta. Logo, em uma das missas, ouvimos sobre as inscrições para o ECC e prontamente a fizemos! Depois desse, a certeza aumentou! Nossa busca por uma comunidade havia terminado! Havíamos encontrado uma nova família! Passamos a frequentar não apenas as missas, mas a colaborar para o TLC e ECC! Enfim havíamos encontrado nossa paz em SP! Apenas um detalhe para que tudo ficasse perfeito: desejávamos aumentar a família. O tempo passou e após alguns meses de tentativa soubemos que esperávamos uma menininha.



Nosso coração transbordou de amor! Éramos só sorrisos! Contudo, 4 dias após termos a confirmação da gravidez os primeiros problemas se anunciaram. Deste dia em diante nossas vidas foram diariamente transformadas. Uma gravidez de alto risco, uma bebê de baixo peso, um parto planejado e com risco de óbito para mãe, filha ou ambas! Em meio a todas estas constatações, medos e aflições, nunca nos faltou o apoio da nossa comunidade! Diariamente recebíamos o carinho de um ou outro. Nossos nomes estavam sobre o altar do Senhor nas missas, nos grupos de oração e nas intenções particulares de cada um que sabia da nossa história! No dia do parto, lá estavam eles.

Uma grande equipe multidisciplinar e nossos grandes e verdadeiros amigos! Todos em oração e unidos a Deus pedindo pelas nossas vidas! Apesar de toda a tensão e risco da cirurgia, tudo correu bem. A bebê, ainda que de baixo peso já demonstrava força e vontade de viver! Eu, apesar de na UTI, me sentia bem e pronta para cuidar da minha filha que permaneceria no hospital por alguns dias! Mas, os planos de Deus pra nós eram outros!! Meu encontro com minha filha seria adiado. Não a tive em meus braços no momento do parto e só a teria dias depois, pois dois dias após a alta hospitalar os primeiros sintomas de uma complicação grave da cirurgia apareceram e às pressas e ciente de que mais uma vez minha vida estava nas mãos de Deus, fui levada para o bloco cirúrgico. E quem estava ao meu lado? Minha comunidade. Mais uma vez unidos em oração pela minha vida!! Em menos de uma semana eu renascia pela segunda vez! Renascia para ter em meus braços meu milagre, minha Lavinia Aparecida!! Renascia para testemunhar junto à minha comunidade o poder da oração e da fé! Hoje, as lembranças daquele período ainda teimam em me visitar, porém, mais fortes que elas são o amor e a misericórdia divina que posso sentir ao olhar meus filhos, cuidar da minha família, reunir meus amigos, participar das missas!!

Tudo isso só é possível porque cremos no Deus do impossível! Aquele por quem vale a pena renascer todos os dias pra vivenciar Seu poder e Sua glória!

Neste Natal, desejamos que não apenas esperemos pelo renascimento de Cristo, mas que sejamos Natal e renasçamos com Ele!

Lorraine do Leo, pais do Theo de 5 anos e da Lavínia de 6 meses.


Outubro - 2018

Estamos casados há 31 anos e sempre frequentamos a igreja. Ainda quando solteiros, atuávamos na pastoral de jovens.

Começamos a frequentar as missas na Comunidade Santa Suzana, com nossos filhos, Ricardo e Gustavo, quando nos mudamos para o Morumbi, há 16 anos atrás.

Passamos depois a frequentar os estudos da palavra que ocorriam às 4ªs feiras, à noite, para preparar a missa de domingo. Naquela época, não havia vigário na Santa Suzana.

Essa participação criou laços de amizade e fortaleceu nossa caminhada de fé com os que participavam desse grupo, que era dirigido pela Letícia e Pascoal.

Mais tarde, em razão dessa participação na comunidade, fomos convidados a participar do Curso

de Ministros e nunca mais deixamos de dizer “sim” aos chamados de Deus, que reconhecemos que nos ama, que cuida de nossa família e que nos sustenta em tantas dificuldades que passamos ao longo desses 31 anos de casados com doenças, desemprego, acidentes e as tribulações do dia a dia.

Hoje continuamos atuando como ministros extraordinários da comunhão, da palavra e da acolhida e o Paulo, também, das exéquias.

Estamos inseridos na Pastoral familiar, atuando como coordenadores do EPVM e assumimos a coordenação do pós-Encontro do ECC pelos próximos dois anos.

Trabalhamos no ECC 1ª e 2ª etapas e o Paulo, desde fevereiro desse ano, iniciou o terço dos Homens em nossa Paróquia, um antigo sonho do Padre Manoel.

Agradecemos a Deus por todas as graças concedidas e bênçãos derramadas sobre nossa família, bem como, a Comunidade.



Paulo, Maria Angela, Ricardo e Gustavo


Agosto - 2018

Dia onze de agosto comemoramos o dia da nossa padroeira Santa Suzana e, para nós, foi uma surpresa e uma grande alegria sermos convidados para contar um pouco da nossa caminhada religiosa e atuação na comunidade de Santa Suzana, principalmente porque estamos dando os primeiros passos nessa caminhada.

Somos Celinha e Aleixo, casados há quatro anos e dois meses e, por enquanto, não temos filhos. Celinha é natural da cidade de Valinhos (SP) e eu, de Areado (MG). Em ambas cidades, o padroeiro é São Sebastião e ali fomos batizados, fizemos primeira comunhão, fomos crismados e começamos nossa caminhada religiosa com o incentivo e exemplo dos nossos pais.

Já em São Paulo, quem conheceu primeiro a capela de Santa Suzana fui eu, Aleixo, quando, em janeiro de 2013 minha mãe faleceu lá em MG e, pelo fato de uma irmã morar nas proximidades da capela, marcou a missa de 7º dia lá. Na ocasião, o Padre que celebrou a missa foi o Pe. Jeferson e me senti bem e muito amparado naquela capela e principalmente pelo Padre. Senti alegria e o coração leve, apesar de toda a saudade que sentia da minha mãezinha. Celinha não estava naquele dia porque era dia de semana e na ocasião ela ainda morava na cidade dela, entretanto, no final de semana seguinte, quando estava em São Paulo, fomos juntos participar da missa no domingo. A escolha e a decisão foram feitas naquele momento e após nosso casamento em Valinhos, em junho de 2014, Celinha se mudou para São Paulo e desde então não "arredamos" o pé da nossa comunidade. Claro que vez ou outra estamos em Areado ou em Valinhos e participamos das celebrações nas nossas paróquias de origem, porém nossos padres de lá já sabem que a nossa comunidade é a Santa Suzana.

Aqui nos sentimos um pouco no interior, porque conhecemos muitos paroquianos e partilhamos juntos, além das missas, muitos momentos e eventos ao longo do ano. E essa partilha, doação e proximidade fazem toda a diferença para nós, ainda mais porque muitos dos nossos familiares estão distantes. Aqui vivemos momentos felizes e de muito amor.



Um desses momentos especiais foi o ECC - Encontro de Casais com Cristo, que nos inscrevemos depois da divulgação no final de uma missa e que ocorreu um ano e 3 meses depois do nosso casamento. Nosso ECC nos fez um bem enorme e nos trouxe uma nova família com irmãos de fé muito especiais e que nunca mais nos desgrudamos. A partir do ECC, ficamos ainda mais próximos da comunidade e participar das missas todas as semanas, dos eventos e demais atividades organizados pela paróquia ao longo do ano se tornava ainda mais prazeroso, porque sabíamos que nossos irmãos de fé estariam lá e que seriam momentos muito felizes, de muito aprendizado e de intensa partilha.

E, nos anos seguintes, vieram novos convite para trabalharmos em diferentes equipes, tanto no ECC como no TLC para os jovens da paróquia e isso tudo significava novas amizades e mais irmãos sendo incluídos na nossa família Santa Suzana.

O que sentimos é que temos encontrado em cada oração que fazemos em comunidade, nas mais variadas equipes que integramos, durante as celebrações das missas, nas ações concretas, nos retiros, cursos, nas romarias para Aparecida do Norte durante as semanas das famílias, no grupo de meditação e de oração, um direcionamento precioso para o verdadeiro sentido que queremos dar às nossas vidas, que é de continuar seguindo Jesus e sendo exemplos de amor e mensageiros da sua palavra por todos os cantos. O caminho é longo e só estamos nos primeiros passos, porém sabemos que será uma caminhada bem sucedida porque temos as bênçãos de Deus, a intercessão de Nossa Senhora, a presença constante do próprio Jesus para nos guiar e nos fortalecer, o apoio e direcionamento dos nossos padres e a companhia dessa comunidade, que tão carinhosamente nos acolhe.

Somos muito felizes e agradecidos por estarmos aqui na Santa Suzana e esperamos nos encontrarmos sempre com vocês.


Celinha e Aleixo


Junho - 2018

Muitos de vocês conhecem bem a história de nossa família... mas hoje quero partilhar as maravilhas que Deus continua realizando em nossas vidas.

Vocês vão perceber como Ele é amoroso conosco o tempo todo e como nos presenteia com mimos ao longo da nossa caminhada.

Há 38 anos, eu e o Sergio, nos conhecemos e iniciamos nosso serviço a Deus como casal. Sempre trabalhamos com jovens, por vontade do Espírito Santo. Recentemente, fomos chamados para trabalhar no TLC da nossa paróquia. E para alegria dos nossos corações, nossa filha, Mariana, e nosso genro, Felippe, também abraçaram o TLC, sendo casal apresentador.

O grande mimo que Deus nos deu foi poder olhar para nossos filhos, Mari e Fe, e nos vermos neles... nos lembrarmos do tempo em que na idade deles, também evangelizávamos os mais jovens.

Que maravilha olhar para nossa caminhada até aqui e ver que Deus foi operando em nossa família verdadeiros prodígios. Hoje temos um filho, o Renato, no céu, que encontrou sua santidade... e temos 2 filhos, aqui junto de nós, nessa busca incansável de também sermos santos e construtores do Reino de Deus.

Somos felizes porque conseguimos, pela Graça de Deus, deixar para nossos filhos, a verdadeira e única herança que não se rouba, que não se acaba: a fé.

Possamos viver muitas aventuras juntos nessa grande vocação de sermos Igreja!


Célia e Sergio


Abril - 2018

Meu nome é Paulo, sou casado há 21 anos com Helena e temos dois filhos, Isabela com 17 anos e João Pedro com 5 anos.

Moramos no bairro do Morumbi há 20 anos e confesso que Igreja e Deus nunca foram primordial em minha vida. Primeiro porque, apesar de ser católico apostólico romano não frequentador, sempre achei que rezando em casa não precisava frequentar a casa de Deus para nos alimentarmos em nosso dia-a-dia e ouvirmos a Palavra.

Em segundo lugar por não ter o hábito e a cultura incentivada pelo meu pai desde pequeno, minha fé não foi alimentada de forma adequada.

Mas... um belo dia fui convidado através de um irmão de fé a participar do ECC. Confesso que num primeiro momento fui totalmente contra, mas pela minha esposa resolvi conhecer.



Obviamente estabeleci com ela alguns acordos para de alguma forma concluir a jornada de três dias, já que não era muita opção aquele final de semana. Posso garantir com certeza que foi o melhor final de semana que tive em toda a minha vida.

Especificamente no sábado à tarde eu tive a certeza de conhecer e aceitei ao Deus vivo que morreu por nós, que vive por nós, que nos guia, nos ampara e nos faz entender o sentido verdadeiro da vida. Para mim, o ano de 2016 foi o grande milagre e verdadeira certeza da existência de Deus.

Hoje obviamente como família normal que somos, temos os mesmos problemas que todos tem, mas temos a certeza que Deus está sempre ao nosso lado nos orientando pela nossa fé e nosso amor.

Minha filha hoje participa auxiliando o grupo do Crisma e também do TLC. Meu filho está sempre presente aos domingos na missa e participamos na organização da missa das crianças na Santa Suzana.

Entendi que a família é a base do amor. E o amor é Deus.


Fevereiro - 2018

Tínhamos já 16 anos de casados. Estávamos vivendo um casamento de muito egoísmo. Nossa convicção e filosofia de vida era que as vontades individuais de cada um no casamento deveriam ser respeitadas e cumpridas. Nossas conversas como casal, sempre eram regadas por objetivos bem pessoais, o que levou o casamento a ficar numa situação indesejável para indiferente. Estava muito difícil continuar dessa forma. Mas então, fomos convidados a fazer o Encontro de Casais, e depois daquele encontro, percebemos que precisávamos mudar muita coisa. Fomos construindo cada dia mais o respeito, o conversa, aprendendo a conviver com as diferenças de uma forma respeitosa, mas acima de tudo... Incluindo Deus nas nossas vidas. Principalmente na maneira de falar, na maneira de agir... Sempre com Deus nos guiando. Continuamos a melhorar nosso relacionamento como casal e depois disso, queríamos que Deus também participasse da vida dos nossos filhos.

Não que não fossemos católicos antes, mas tínhamos a nossa religião apenas como obrigação. E assim como estava fazendo muito bem para o nosso casamento, queríamos que Deus fizesse parte da vida dos nossos filhos também. Então fomos nos permitindo frequentar a missa, acompanhar os compromissos da Igreja. Hoje, nossa filha Luiza está com 14 anos e está fazendo a Confirmação do Crisma, e nosso filho Bruno, nos emocionou muito o ano passado, quando comungou pela primeira vez, na sua 1ª Comunhão.

Três anos depois de nosso Encontro de Casais, tenho certeza que muitos desafios novos virão. Mas posso dizer que hoje, esperamos todos eles, muito mais tranquilos... Pois temos fé que Deus está conosco, nos guiando, nos protegendo e nos acolhendo. Só temos a agradecer as maravilhas que Deus fez na nossa família.



Família Ritondaro
Luiza, Bruno, Giorgia e Chico


Fevereiro/Março - 2017

Meu nome é Ana Paula, sou casada há 21 anos com o Miro e tenho 2 filhos: Victor de 19 anos e a Giovanna de 14 anos. Moramos em São Paulo há 5 anos e frequentamos a paróquia de Santa Suzana desde então.

Minha vida sempre foi de muitas provações e cada uma que tive, busquei com todas as minhas forças o significado da Fé!

Minha história aqui na igreja se intensificou mesmo, ou seja, minha relação de cumplicidade e fidelidade com Jesus e Maria começou mesmo após termos feito o XV ECC em setembro de 2015.

Assim que terminei o ECC no domingo, chegamos em casa e abri o resultado de um exame que peguei na sexta-feira. Eu não abri o exame porque estava atrasada para o 1º dia do ECC e no sábado também não abri porque me esqueci dele.

Hoje sei que Deus não me deixou abrir para eu ter mais sustentação de Fé para enfrentar o que teria por vir. Então o resultado foi aberto por mim e nele estava escrito que eu estava com um câncer no estômago.

Eu, que naquele momento estava super feliz e com a certeza que minha vida iria mudar em relação á igreja, me senti sem chão. Senti-me desolada, chateada, amargurada e totalmente descrente da minha fé! Cheguei á questionar Jesus dizendo: Porque eu?

Eu que já tinha perdido minha mãe aos 6 anos de idade e meu pai aos 18 anos. Eu que tinha tido um câncer no intestino em 2008 e um no couro cabeludo em 2014 .Já não estava bom?

Meu marido desde o 1º momento do diagnóstico e até hoje após minha cura, é o que mais me acolhe e me sustenta!

Ele, que antes do ECC era um homem de pouca Fé, me disse: "Vamos superar mais esta, vai dar tudo certo como sempre deu". "Deus não vai nos abandonar logo agora. Ele permitiu que fizéssemos este encontro com algum propósito."

Sim, Ele nos deu a oportunidade de fazer o ECC e mudar a nossa história. Após ter chorado muito naquela noite, pedi a Deus que não me abandonasse e eu sabia e confiava no poder de cura que ele tinha.

E foi por causa do que vivenciei no ECC que busquei as minhas forças. Lá eu aprendi que para quem tem Fé em Deus, o impossível é temporário! Em dezembro de 2015 eu recebi um outro diagnóstico de tumor no endométrio. Aí meus irmãos, eu já estava calejada... Meu grupo de ECC (Grupo Paixão), me deu todo apoio, eles foram meus verdadeiros Cirineus.

Todos os dias, agradeço a Deus por ter me dado mais esta família. Eles não me deixaram desanimar, oraram comigo, sofreram comigo e se alegraram comigo após o diagnóstico da minha cura. Além do grupo Paixão, fiz várias amizades aqui na paróquia. Amizades essas que levarei pra vida toda.

Passei também nesta época a frequentar um grupo de oração no condomínio onde moro (Paulistano) e todas as segundas-feiras, nos reunimos para rezar o terço e fazer a leitura do Evangelho. A cada segunda que se passa tenho conseguido levar outras pessoas para terem a oportunidade de trocar experiências e vivência com testemunhos incríveis, assim como o fortalecimento da nossa Fé!

Tenho ainda, um outro grupo que fiz aqui na Santa Suzana, que se reúne para rezar e louvar a Deus todas as semanas: minha terceira família!



Com eles tenho aprendido mais sobre o evangelho e quão forte é o poder do Espírito Santo sobre nós! Eles me fizeram crer que o senhor tem um plano lindo pra minha vida e de minha família, um plano de levar até as pessoas o testemunho de Fé de um Deus que é tremendo e maravilhoso, um Deus que é amoroso e misericordioso. E não poderia também deixar de dizer o quanto minha filha Giovanna mudou sua visão dos planos de Deus depois que fez sua crisma agora em novembro de 2016.

Enfim, gostaria de terminar o meu testemunho com uma frase de Charles Chaplin: "Penso que a Fé é a extensão do espírito. É a chave que abre a porta do impossível"

Ana Paula, Miro, Victor e Giovanna


Novembro/Dezembro - 2016

O testemunho da Carol e do Márcio e de seus filhos é um convite para pensarmos em nossa própria vida em família! Que possamos ser inspirados por les e fazer um propósito de oração familiar nesse momento de balanço e de meta para o próximo ano!


“A oração sempre esteve presente em nossa família. Mas no começo era enfraquecida e esporádica. Em nosso primeiro ano de casamento tivemos a oportunidade de participar do Encontro de Casais com Cristo (ECC). E nesse momento, tivemos um despertar para a importância da oração conjugal e passamos a rezar em casal, uma prática que não tínhamos, e que veio a ser reforçada quando passamos a fazer parte de uma Equipe de Nossa Senhora.

Vieram os filhos e com eles a preocupação de transmitir o que acreditamos ser o bem mais valioso, a fé e o amor a Deus. Desde que eles eram muito pequenos passamos a diariamente nos reunir após o jantar para ler a Bíblia infantil e rezarmos juntos. No começo uma oração espontânea e aos poucos fomos ensinando outras orações.

Eles foram crescendo e junto foi vindo uma maior curiosidade "pelas aventuras de Deus", como o Pedro chamava o Antigo Testamento. O interesse era tanto que muitas vezes deixamos a

Bíblia infantil para complementar a leitura das "aventuras" diretamente da Bíblia "dos adultos". Assim, também aconteceu com a oração, que foi tomando corpo e disciplina. Passamos a sempre agradecer antes das refeições e aprender a poderosa oração do santo terço.

No começo eles achavam cansativo, então busquei ajuda em dois livros ("O Rosário para Crianças" e " O Terço rezado por Crianças", brincávamos de memorizar os mistérios, essa era a parte que eles mais gostavam, gostavam também de rezar com o CD do padre Joãozinho "Os Mistérios do Terço", e fomos crescendo juntos no amor a essa tão poderosa oração. Quantas vezes adormeceram antes de terminar a oração com o terço em suas mãos...Ficava imaginando que sono tranquilo e abençoado teriam...

Eles foram crescendo e foi se tornando difícil com a rotina manter o hábito da oração do terço em família. Assim as férias, viagens, fins de semana passaram a ser momentos fortes de oração em família. E passamos a presenciar nossos filhos em diversas situações espontaneamente procurando na oração a força e proteção que necessitavam. Fomos aprendendo juntos que diante das tempestades e alegrias era na oração que deveríamos nos derramar, agradecer, encorajar e nos fortalecer.

Ano passado fomos convidados a conhecer “O Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” e fazer um estudo orante sobre o livro escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort que nos fala da devoção a Nossa Senhora e da necessidade da consagração a Ela. Para minha surpresa o Pedro e a Gabi, por vontade própria, quiseram participar, e assim nos preparamos juntos para essa consagração total à nossa Mãe Celeste, nos tornando "escravos por amor", como o saudoso Papa João Paulo II, que conheceu o Tratado também na sua infância e consagrou-se a Maria segundo esse Tratado. A consagração veio fortalecer e intensificar nosso amor e necessidade pela oração diária do terço.

Hoje, o Pedro está com 11 anos e não sai de seu quarto sem antes ter rezado o terço. A Gabi aos 5 anos ensinou o avô a rezar o terço pela primeira vez e hoje com 9 vem ensinado e incentivando as pessoas que convivem com ela.

Sem oração, nenhum de nós fica de pé espiritualmente e ninguém consegue fazer a vontade de Deus. A razão é muito clara: ‘porque sem mim nada podeis fazer’ (Jo 15, 4). A oração é para a alma o que o ar é para o corpo.”

Carol, Marcio, Pedro e Gabriela Moreira