Animar todas as ações que promovam a vida, desde a sua concepção até o seu termo na velhice e a dignidade família, tais como:
Paulo Lisboa
paulomarcelolisboa@gmail.com
Rita
rita.barb@ig.com.br
Como Pastoral eminentemente evangelizadora, tem como função primordial “abrir” as portas da Igreja aos novos cristãos, sejam eles filhos de paroquianos ativos e freqüentadores, como de paroquianos afastados, também chamados de “católicos não praticantes”. Esta função abrange os seguintes pontos:
Miguel
mikirsten@yahoo.com.br
A catequese é um processo de educação pessoal e comunitário, progressivo, permanente, orgânico e sistemático da fé”, já dizia o Diretório Nacional de Catequese (nº 4). Nesse sentido a função da Pastoral Catequética é:
Letícia Ribeiro Guglielmi
catequese@santasuzana.org.br
Promover a participação consciente, ativa e efetiva dos jovens na Paróquia através de:
Caetano
eclinsneto@icloud.com
Fabiana
fabianad@einstein.br
Promover encontros de formação bíblica e litúrgica para paroquianos e futuros ministros.
Preparar encontros periódicos que levem o adulto a se preparar para o Sacramento do Batismo, da Vida Eucarística e do Crisma.
Vladimir
vladimir.contabilidade@gmail.com
Promover entre as crianças e os jovens o amor à liturgia e ao serviço no culto divino, através de:
Célia Mancini
cczmancini@uol.com.br
Promover os canais de comunicação, visando a fraterna união dos irmãos na Paróquia e fora da Paróquia, sempre à luz do Evangelho, ou seja, de Jesus Cristo, o grande Comunicador do Pai. Isto se fará através de:
Letícia
leticia@quintal22.com.br
“A Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando à formação litúrgica, à preparação e à realização de celebrações.” (Pe. Serginho Valle, SCJ in Pastoral Litúrgica, p. 15).
Sua função pode estar expressa da seguinte forma:
Maria de Fátima (Dinha)
dinhaprosperi@terra.com.br
Mara Paulucci
mcpaulucci@gmail.com
Através de uma formação adequada o fiel leigo pode servir ao Senhor nas diversas áreas das celebrações da Comunidade, tais como:
A Pastoral do Dízimo tem como função primordial levar o paroquiano a assumir conscientemente sua participação ativa na comunidade, isto é, sentir-se membro de uma comunidade viva.
Carlos e Maria Tereza
teodierna@hotmail.com
Segundo o Pe. Anísio Baldessin (in Como fazer Pastoral da Saúde?, p. 32-33), a “Pastoral da Saúde tem como função defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde, como veremos nas dimensões a seguir:
Esta pastoral está em renovação...
A Pastoral da Saúde pode atuar da seguinte forma:
Tereza Pereira
musica@santasuzana.org.br
É um “Itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje”. (Papa João Paulo II in Estatuto definitivo do Caminho Neocatecumenal, Título I, a. 1º, § 1º. 2008).
Roberto Amadeu e Wilma
roberto.amadeu_ra@yahoo.com.br
A partir de uma formação dos fiéis que sentem no coração o desejo de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, sair em missão pelas ruas do território da paróquia, bem como nos edifícios e condomínios, evangelizando e convidando as pessoas a participarem de nossa paróquia.
Matusalém e Thatiana
matusalem.silva@yahoo.com.br
tathianabarbon@yahoo.com.br